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Estudo elege o VW Nivus como SUV com reparo mais fácil e barato do Brasil

Grande lançamento da Volkswagen em 2020, o Nivus começa a ser entregue aos primeiros compradores em Agosto e já está dando trabalho aos concorrentes.

Além do design inovador do bom nível de equipamentos, um estudo realizado pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi), destinado às principais seguradora do país, colocou Nivus como o SUV com menor custo de reparabilidade do Brasil.

Isso significa que após uma colisão, o novo carro da VW é o que exige reparos mais fáceis, rápidos e baratos , na comparação com os rivais de segmento.

Para chegar à esta conclusão, o Cesvi realizou um teste de impacto frontal em 40% do lado esquerdo do veículo e outro de coque traseiro em 40% do lado do carro, De acordo com o Cesvi, os dois testes abrangem 75% dos acidentes nos grandes centros urbanos .

Ainda segundo a entidade, o custo de reparação dianteira foi 53% menor no Nivus, em relação aos demais SUVs, Já o custo total de reparação traseiro foi ainda menor: 86% mais em conta que a média dos rivais.

O estudo também levou em consideração o valor somado das peças mais danificadas em batidas, que no Nivus foi de R$ 18.923. Valor menor, por exemplo, que o do Caoa Chery Tiggo  R$ 26.671 outro SUV analisado.

O SUV do Polo atingiu a pontuação 16, melhor nota dentre os modelos utilitários esportivos e utilitários esportivos compactos já avaliados pelo centro de pesquisas. Confira abaixo os resultados do Volkswagen Nivus e de outros SUVs no Car Group.

1- VW Nivus – índice 16

VW Nivus

Divulgação

VW Nivus: primeiro SUV com ares de cupê fabricado no Brasil teve o primeiro lote fabricado todo vendido no Brasil

No estudo realizado pelo Cesvi Brasil, o recém-lançado SUV cupê da Volkswagen teve a sua cesta de peças para reparo de colisão (R$ 18.923,68) classificada entre as mais baratas

O grande destaque do modelo foi o pouco tempo necessário para fazer o reparo: foram 9,39 horas centesimais na dianteira e 2,4 horas centesimais na traseira.

2 – VW T-Cross – índice 16

VW T-Cross

O T-Cross também foi bem classificado no Car Group, tendo também recebido a nota 16 do irmão menor. Mas tanto a cesta de peças quanto o tempo de reparo foram diferentes do Nivus.

Isso é explicado pelo fato de o modelo ser classificado como um utilitário esportivo, e não um utilitário esportivo compacto, na avaliação. A cesta de peças do T-Cross foi cotada em R$ 19.013 e o tempo do reparo foi de 11,78 horas centesimais na dianteira e 7,16 horas centesimais na traseira.

3 – Ford EcoSport – índice 37

Ford EcoSport

O EcoSport é atualmente um dos SUVs compactos mais antigos do mercado brasileiro, tendo sido lançado na atual geração em julho de 2012. E o resultado disso teve refletiu na nota do modelo: 37, a terceira melhor entre os utilitários testados.

Apesar do EcoSport ter a cesta de peças mais barata (R$ 16.128,92) avaliada, o que pesou foram os tempos necessários para o conserto: 44,43 horas centesimais para a dianteira e 25,6 horas centesimais para a traseira.

4 – Renault Duster – índice 52

Duster

Lançado em março no Brasil, o novo Renault Duster na verdade é uma reestilização do antecessor, mantendo a mesma plataforma mas ganhando carroceria e interior renovados.

No Car Group o modelo obteve uma nota 52, com uma cesta de peças de R$ 17.576 e 39,45 horas centesimais necessárias para o reparo da dianteira e 23,09 horas centesimais para a traseira.

5 – Peugeot 2008 – índice 53

Peugeot 2008

Lançado no Brasil em 2015, SUV compacto da Peugeot passou por uma leve reestilização no ano passado, quando ganhou uma nova grade e para-choque frontal.

O modelo ganhou uma nota 53 no CarGroup. Apesar dos tempos de reparação terem ficado pouco acima dos líderes (13,65 horas na dianteira e 11,23 horas na traseira), o que pesou foi a cesta de peças bem mais cara: R$ 43.140,02, acima do que o que custa a do Volkswagen Nivus.

Fonte: Carros IgQuatroRodas

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