VW Polo MSI com motor 1.6 de 117 cv enfrenta Toyota Yaris XL com motor 1.3 de 101 cv. Veja quem levou a melhor.
Uma das disputas que começaram em 2018 chega a um capítulo inédito neste ano. Polo e Yaris se enfrentam em versões automáticas de entrada. Esse novo embate só foi possível porque na linha 2019 o Volkswagen ganhou opção sem pedal de embreagem associada ao motor 1.6 MSI – que encara o Toyota 1.3 XL com o mesmo tipo de transmissão.
A partir de R$ 64.850, o Polo levou a melhor, mas a vitória foi apertada. Ele tem motor mais potente, câmbio com melhores respostas, suspensão e direção mais bem ajustadas e tanque maior. O hatch da Toyota parte de R$ 67.090 e é superior na lista de equipamentos, acabamento e seguro, além de ter média de preços das revisões um pouco mais baixa.
Os dois saem de fábrica com trio elétrico, ar-condicionado e central multimídia.
O painel de instrumentos do Polo oferece melhor visualização, com grafismo dos mostradores mais limpo que o do Yaris (com detalhes na cor azul no fundo do quadro, que atrapalham a leitura). A tela do computador de bordo do Toyota, na horizontal, é mais confusa.
Polo vai bem em desempenho e ergonomia
O motor 1.6 do Polo dá conta do recado com seus até 117 cv e 16,5 mkgf (com etanol). No Yaris, são até 101 cv e 12,9 mkgf, uma diferença considerável. Se somado ao câmbio CVT de respostas mais lentas que o automático convencional do VW, a desvantagem fica mais evidente.
O Polo tem a opção de trocas de marcha manuais (na alavanca). O CVT do Yaris faz o giro do motor subir muito. Por isso, mesmo com isolamento acústico melhor, o barulho do propulsor invade mais a cabine.
A suspensão do Polo é mais firme, mas sem castigar os ocupantes. Nas curvas, mantém o carro estável, enquanto a do Toyota deixa a carroceria balançar mais. A direção do VW tem uma calibragem de respostas mais precisas, que cativa quem gosta de guiar.
A ergonomia pesa a favor do Polo. Os bancos dianteiros “abraçam” melhor os ocupantes e o assento é mais longo sob as pernas. A posição de guiar, mesmo sem ajuste de altura no volante, é agradável e fácil de encontrar. Isso, após horas atrás do volante faz diferença.
Os dois hatches compactos são similares em dimensões. Há 300 litros no porta-malas do Polo e 310 l no do Yaris. A distância entre os eixos é praticamente a mesma, e ambos oferecem bom espaço interno.
De acordo com informações do Inmetro, o consumo do Yaris é melhor que o do Polo. Porém, seu tanque de combustível menor obriga o motorista a parar mais para reabastecer.
Prós e contras
VW Polo
Prós: Dirigibilidade. Carro é bom de guiar, além de trazer motor e transmissão que o deixam mais ágil que o concorrente.
Contras: Itens de Série. Modelo da Volkswagen só vem com o básico. Apenas os quatro air bags se destacam ante a lista do rival.
Toyota Yaris
Prós: Equipamentos. Lista de itens de série é mais completa que a do Polo; pacote é bem servido de
comodidades.
Contras: Desempenho. Quem faz questão de agilidade deve optar pelo Polo ou a versão 1.5 do Yaris, que anda mais que a 1.3 flexível.
Fonte: Jornal do Carro