segunda-feira , 2 dezembro 2024
Home / Novidades / Polo e Yaris fazem duelo de versões básicas com câmbio automático

Polo e Yaris fazem duelo de versões básicas com câmbio automático

VW Polo MSI com motor 1.6 de 117 cv enfrenta Toyota Yaris XL com motor 1.3 de 101 cv. Veja quem levou a melhor.

hatches com câmbio automáticoUma das disputas que começaram em 2018 chega a um capítulo inédito neste ano. Polo e Yaris se enfrentam em versões automáticas de entrada. Esse novo embate só foi possível porque na linha 2019 o Volkswagen ganhou opção sem pedal de embreagem associada ao motor 1.6 MSI – que encara o Toyota 1.3 XL com o mesmo tipo de transmissão.

A partir de R$ 64.850, o Polo levou a melhor, mas a vitória foi apertada. Ele tem motor mais potente, câmbio com melhores respostas, suspensão e direção mais bem ajustadas e tanque maior. O hatch da Toyota parte de R$ 67.090 e é superior na lista de equipamentos, acabamento e seguro, além de ter média de preços das revisões um pouco mais baixa.

Os dois saem de fábrica com trio elétrico, ar-condicionado e central multimídia.

O painel de instrumentos do Polo oferece melhor visualização, com grafismo dos mostradores mais limpo que o do Yaris (com detalhes na cor azul no fundo do quadro, que atrapalham a leitura). A tela do computador de bordo do Toyota, na horizontal, é mais confusa.

Comparativo: Polo MSI 1.6 x Yaris XL  Comparativo: Polo MSI 1.6 x Yaris XL

Polo vai bem em desempenho e ergonomia

O motor 1.6 do Polo dá conta do recado com seus até 117 cv e 16,5 mkgf (com etanol). No Yaris, são até 101 cv e 12,9 mkgf, uma diferença considerável. Se somado ao câmbio CVT de respostas mais lentas que o automático convencional do VW, a desvantagem fica mais evidente.

O Polo tem a opção de trocas de marcha manuais (na alavanca). O CVT do Yaris faz o giro do motor subir muito. Por isso, mesmo com isolamento acústico melhor, o barulho do propulsor invade mais a cabine.

A suspensão do Polo é mais firme, mas sem castigar os ocupantes. Nas curvas, mantém o carro estável, enquanto a do Toyota deixa a carroceria balançar mais. A direção do VW tem uma calibragem de respostas mais precisas, que cativa quem gosta de guiar.

A ergonomia pesa a favor do Polo. Os bancos dianteiros “abraçam” melhor os ocupantes e o assento é mais longo sob as pernas. A posição de guiar, mesmo sem ajuste de altura no volante, é agradável e fácil de encontrar. Isso, após horas atrás do volante faz diferença.

Os dois hatches compactos são similares em dimensões. Há 300 litros no porta-malas do Polo e 310 l no do Yaris. A distância entre os eixos é praticamente a mesma, e ambos oferecem bom espaço interno.

De acordo com informações do Inmetro, o consumo do Yaris é melhor que o do Polo. Porém, seu tanque de combustível menor obriga o motorista a parar mais para reabastecer.

Prós e contras

VW Polo

Prós: Dirigibilidade. Carro é bom de guiar, além de trazer motor e transmissão que o deixam mais ágil que o concorrente.

Contras: Itens de Série. Modelo da Volkswagen só vem com o básico. Apenas os quatro air bags se destacam ante a lista do rival.

Toyota Yaris

Prós: Equipamentos. Lista de itens de série é mais completa que a do Polo; pacote é bem servido de
comodidades.

Contras: Desempenho. Quem faz questão de agilidade deve optar pelo Polo ou a versão 1.5 do Yaris, que anda mais que a 1.3 flexível.

Fonte: Jornal do Carro

Sobre Luiza Saigg

Veja também

VW Nivus apela para o design, mas também tem conteúdo

  Quando lançou o Tiguan AllSpace em 2018, a Volkswagen prometeu uma “enxurrada” de SUVs dentro de sua gama …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *