segunda-feira , 2 dezembro 2024
Home / Golf / VW Golf GTE, versão híbrida com autonomia de até 900 km

VW Golf GTE, versão híbrida com autonomia de até 900 km

Modelo com esportividade do GTI chega às lojas no último trimestre do ano com preços e data a serem definidos. Confira as primeiras impressões.

Volkswagen Golf GTE

O híbrido Volkswagen Golf GTE 2020 chega ao Brasil. Confirmado para o último trimestre deste ano, com previsões para Novembro, o carro será o primeiro dos 6 eletrificados da América Latina até 2023 e o 14º lançamento global dos 20 previstos até 2020. O primeiro híbrido da VW do Brasil sairá por algo em torno dos R$ 200 mil, mas a fabricante afirma que ainda terão reuniões para bater o martelo quanto ao preço.

Seguindo a tradição do Volkswagen Golf GTI , o GTE foi pensado para entregar desempenho parecido, mas com emissão de poluentes irrisórios. Isso não aconteceria sem a união do motor a combustão de 1.4 TSI (150 cv e 25,5 kgfm) e um motor elétrico de 75 kW (102 cv e 33,6 kgfm). Combinados, geram 204 cv e 35,7 kgfm. Com os dois em funcionamento, acelera de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos, chegando aos 222 km/h. E se o motor elétrico for a única fonte escolhida, o Volkswagen Golf GTE plug-in pode atingir velocidades de até 130 km/h.

Entre outros benefícios restritos aos carros com dois motores, principalmente quando um deles é elétrico, está a autonomia. No “e-mode”, sem o motor 1.4 em cena, roda até 50 km. Entretanto, com os dois juntos, temos o híbrido que pode chegar aos 900 km. E, por fim, a transmissão DSG de 6 marchas com função Tiptronic do GTI, que gerencia ambos os motores.

VW Golf GTEPor fora, se distingue pelas rodas de 18 polegadas que só estão no GTE, além dos logotipos e da dupla saída de escape, que ao contrário do GTI — que tem uma em cada extremidade da traseira — ambas ficam no canto esquerdo.

Por dentro, tem opção dos bancos de couro ou em tecido xadrez — referência do GTI desde 1976 — acabamento discreto na cor azul da sigla GTE em detalhes como a manopla de câmbio, e os mesmos equipamentos do “irmão” esportivo somente a gasolina.

Entre os quais, a central multimídia de última geração com câmera de ré e GPS embutido e tela sensível ao toque de alta resolução, monitoramento da pressão dos pneus, sensores que acionam os faróis e limpador de para-brisa automaticamente, sistema Stop&Start, retrovisor fotocrômico, controle de velocidade de cruzeiro, porta-luvas climatizado, lanternas traseiras com LED e outros.

Falando em envolvimento, o carro mostra como a tecnologia é capaz de fazer, cada vez mais, vários “carros” se integrarem a apenas um. Isso no sentido de que se você escolhe o modo elétrico, ele será efetivamente um carro elétrico. Se escolheu o modo apenas a combustão, será um Golf 1.4 TSi sem tirar e nem por. E no modo mais divertido, o “GTE mode” (elétrico + combustão), ele é um carro realmente esportivo. Não é como na maioria dos carros, que quando se pressiona o modo Sport, uma coisa ou outra muda e, sensorialmente, quase não se nota a diferença.

Como as baterias dos carros híbridos e elétricos se recarregam? Isso pode ocorrer por meio de seu deslocamento, das desacelerações com ou sem o pedal de freio ativo, e principalmente no modo “B” que é acionado na manopla de câmbio — onde no GTI fica o modo S do câmbio. Nessa posição da manopla, a atuação do freio-motor será intensificada, regenerando energia de forma acelerada.

Vale lembrar que o hatch pode usar o motor a combustão para recarregar as baterias. Além disso, pode-se usar o  sistema plug-in ligando o   Volkswagen Golf GTE a uma tomada de 220V, ou a uma estação de recarga, para que após 2h45 as reservas de energia saiam do 0 e cheguem aos 100%, diz a fabricante.

Fonte: Ig Carros

Sobre Luiza Saigg

Veja também

Pontos de Recarga Para Carros Elétricos no DF

Os carros elétricos não são mais coisa do futuro! Muitas pessoas sonham em ter esse …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *