Veja como vai funcionar a inversão de trânsito na faixa exclusiva da EPTG.
Mudança de sentido nas faixas exclusivas de ônibus da EPTG começam a valer a partir de 18 de março. Tráfego na via deve voltar à configuração atual após compra de BRTs e ônibus com portas do lado esquerdo.
O Governo do Distrito Federal dará mais um ano para as concessionárias comprarem os veículos destinados à pista construída exclusivamente para atendê-las. Até lá, são necessárias mais obras para a inversão no trânsito, anunciada para começar em 18 de março como uma medida provisória.
Alterações
As alterações valem só para a via principal da EPTG. O trânsito nas marginais não passará por mudanças. Pela manhã, das 6h às 9h, a pista sentido Taguatinga-Plano Piloto funcionará com quatro faixas e veículos de passeio poderão trafegar na faixa exclusiva. Ônibus, táxis e escolares, no entanto, cruzarão o X perto de Taguatinga Centro e circularão na via exclusiva.
Das 17h às 20h, o procedimento será o mesmo, mas na direção contrária. Motoristas que trafegarem no sentido Plano Piloto-Taguatinga terão quatro faixas para circular, incluindo a exclusiva. Enquanto isso, coletivos, táxis e escolares rodarão na faixa exclusiva da pista oposta.
Izídio Santos ressaltou que haverá anteparos ao longo das pistas reservadas a ônibus, com tachões e cones fixados no asfalto para garantir a sinalização e a segurança tanto de motoristas que estiverem na mão inglesa quanto dos condutores que trafegarem nas três demais faixas. O superintendente do DER-DF acrescentou que os itens usados na via são provisórios. Além disso, a EPTG contará com guinchos, veículos de fiscalização, além de mecanismos para controle da velocidade máxima — que será de 60km/h nas vias exclusivas e monitorada pelos tacógrafos dos coletivos.