Motoristas que usarem as faixas exclusivas para o transporte coletivo e para veículos autorizados fora do horário de pico não receberão mais a cobrança de multas pela possível infração. A medida passou a valer no dia 11 de fevereiro de 2017 (sábado). O anúncio foi feito por representantes do governo de Brasília, na sexta-feira (10), em coletiva de imprensa no Palácio do Buriti.
Os horários de pico estabelecidos pela legislação são: de 6h30 às 9 horas e de 17h30 às 19h30. A medida não é válida para faixas exclusivas do Expresso Sul (BRT), a regra não se aplica porque ele passa por rodovia federal, segundo o DER-DF.
O diretor-geral interino do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF), Silvain Fonseca, ressaltou que infrações cometidas nas faixas não serão toleradas. “As multas pelo uso da faixa fora do horário de pico não serão enviadas. Mas a fiscalização continuará. Por exemplo, se andar acima do limite de velocidade terá penalidade”, explicou.
Entretanto, fique atento à possíveis mudanças, pois o governo do Distrito Federal anunciou que vai recorrer à Justiça contra a lei que libera o uso das faixas exclusivas para todos os veículos fora do horário de pico. Até uma possível decisão judicial, motoristas ficam autorizados a usar essas faixas durante a maior parte do dia.
Fonte: http://www.g1.globo.com www.agenciabrasilia.df.gov.br