O Departamento de Trânsito do Distrito Federal deu início ao processo de implantação do novo modelo de Placa de Identificação Veicular (PIV) no início de Fevereiro/2020.
A implantação ou substituição de placas será obrigatória nos casos de primeiro emplacamento, alteração de categoria, transferência de unidade da federação, quando houver ocorrências de furto, roubo, extravio ou dano à placa, situações em que o proprietário requeira placa avulsa e se for necessária a instalação de segunda placa traseira. O serviço será aplicado ainda, no caso de transferência de propriedade na circunstância em que o vistoriador sinalizar no relatório, a necessidade de troca.
A nova PIV traz elementos de segurança como o emblema oficial do MERCOSUL, Bandeira do Brasil impressa na película retrorrefletiva, distintivo internacional do Brasil – BR, marca d’água com o emblema do MERCOSUL em formato circular e Código bidimensional (2D).
Como ficará a placa do seu carro atual:
Como vou saber de qual cidade é um determinado veículo?
Hoje em dia é fácil identificar o Estado e município onde um automóvel foi registrado, pois essas informações ficam em uma plaqueta na parte superior da placa.
No novo padrão, porém, esse espaço é reservado exclusivamente para o país de registro do veículo.
Como serão identificadas as diferentes categorias de veículos?
Fonte: Detran-DF e Quatro Rodas