Um filho muda muita coisa. Entre tantas preocupações que podem surgir, uma delas está na relação das futuras mamães com o volante.
Mulheres grávidas podem dirigir até qual mês da gestação?
Por lei, dirigir qualquer tipo de veículo é uma atividade legalmente liberada para a grávida em qualquer período da gestação.
O que ajuda a causar confusão sobre o assunto: até 1997, o Código Nacional de Trânsito dizia que as gestantes só podiam dirigir até os cinco meses de gravidez. A justificativa era que a mulher ficava mais dispersa e distraída a partir desta fase.
Dica: Fale com um médico sobre o assunto. Algumas mulheres com gravidez de risco ou que enjoam muito, têm tontura, pressão alta ou baixa, entre outros sintomas, são orientadas a não dirigir.
Grávidas podem dirigir por longas distâncias?
De acordo com o médico da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego) Alberto Sabbag, é bom evitar fazer viagens demoradas, principalmente se não houver possíveis pontos de parada e se o dia estiver muito quente. Vale lembrar que pressão baixa é algo comum nessa fase. Grávidas também devem evitar dirigir nas últimas quatro semanas de gestação, segundo Sabbag.
O cinto de segurança incomoda, grávidas podem ficar sem?
Jamais. Nunca deixe de usar o cinto de segurança e nunca desative o airbag. “O único cinto totalmente contraindicado é o abdominal, use sempre o cinto de três pontos. Além disso, o cinto deve sempre estar embaixo da barriga e a gestante o mais distante possível do volante”, afirma Sabbag.
Grávidas podem dirigir ou andar na garupa da moto?
Não, em hipótese alguma, nem como condutora, nem como carona. Durante a gravidez, à medida que o feto se desenvolve, a barriga aparece e o centro de gravidade se desloca para a frente. “O centro de gravidade muda durante a gravidez. Elas perdem o equilíbrio com mais facilidade e o risco de queda é altíssimo. A força de uma gestante também é menor do que a de uma mulher não grávida. Então, evite andar de moto, patins, bicicleta, cavalo, (risos)”, afirma Alberto Sabbag, da Abramet.
Depois do parto, quando as mulheres podem voltar a dirigir?
O ideal é voltar depois de três semanas, mas vale sempre perguntar para o médico: cada caso é um caso.
Fonte: Auto Esporte