Maio Amarelo chega a sua 5° edição. O tema “Nós somos o trânsito” tem como intuito chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo é tornar o tema trânsito pauta diária durante todo o mês de Maio e estimular, desta forma, a participação de toda a população, empresas, governos e entidades.
Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.
De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária, os acidentes não acontecem, mas sim são frutos de escolhas inadequadas e arriscadas. Para José Aurélio Ramalho, diretor-presidente do Observatório e idealizador do Movimento Maio Amarelo, 90% dos acidentes têm como motivação as falhas humanas como imperícia, imprudência e desatenção. “Somos os responsáveis pelos nossos atos no trânsito e ter consciência clara disso é um dos caminhos para a reversão do triste cenário não só do Brasil, mas de todo o mundo”, ressalta.
Laço Amarelo – o que é?
Centenas de vidas são perdidas todos os dias, gerando enorme desgaste emocional e até mesmo financeiro para toda a sociedade. Algumas entidades e municípios já compreenderam o problema e estão se mobilizando pela solução.
O selo Laço Amarelo é uma forma de reconhecer boas ações e permitir que empresas e governos colaborem ainda mais com projetos estruturados na busca por um trânsito mais seguro. Aderindo ao programa Empresa Laço Amarelo ou Município Laço Amarelo, você terá:
- Direito de utilização da marca Laço Amarelo em embalagens, camisetas, veículos, mídias sociais, produtos, etc.
- Reconhecimento por meio de um certificado.
- Ferramenta de autoavaliação em segurança viária.
- Conteúdos e materiais de comunicação relacionados a segurança viária.
- Acesso a todo acervo de pesquisas, estudos e materiais do OBSERVATÓRIO.
- Sua marca ou seu município divulgados no site e nas mídias sociais do OBSERVATÓRIO e do Maio Amarelo, além de diversos órgãos de imprensa nacional e internacional.
- Convite para participação em eventos promovidos pelo OBSERVATÓRIO.
- Acesso ao SOMA (Sistema de Observação, Monitoramento e Ação). Somente para Municípios Laço Amarelo.
Fonte: Maio Amarelo
Muito bom! Esse assunto deve ser lembrado sempre, por todos.
Concordamos com você, Cristina. 🙂 #NósSomosoTrânsito