No dia 8 de Maio, o nosso querido Gol comemora seu 37º aniversário. E para comemorar essa data resolvemos contar sobre a tragetória desse VW tão amado pelos brasileiros.
Tinha motor de Fusca, mas inspiração europeia
Apresentado em 1980 com a difícil missão de substituir o Fusca, o hatch da Volkswagen foi pioneiro em tecnologias e até mesmo em design. Trazia inspirações estéticas trazidas da Europa. Um pouco do Polo, uma pitada de Scirocco e um “quê” de Audi 50. Em termos de suspensão, foi um dos pioneiros no uso de amortecedores do tipo McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, esquema que é praticamente padrão até hoje nos hatches populares.
Pioneirismo
Mesmo sendo um carro projetado para as massas desde o início, o Gol foi pioneiro em diversas tecnologias no Brasil.
Em 1988, por exemplo, foi apresentada a versão esportiva GTi, que trazia o primeiro motor com injeção eletrônica de série no País.
Em 1997, foi o primeiro carro popular a usar um cabeçote de quatro válvulas por cilindro, fato inaugurado pela versão 1.0 16V.
Em 2003, o Gol foi o primeiro carro nacional com tecnologia flex, capaz de rodar com etanol, gasolina ou qualquer proporção entre os dois combustíveis.
Linha do Tempo
Fatos curiosos do Gol
Mesmo tendo introduzido uma série de novas tecnologias no mercado brasileiro, o Gol acabou rodando o mundo. E para isso recebeu algumas alterações específicas. Por exemplo, na Rússia e no México, o carro se chama Pointer. Para os mercados da Argentina, Uruguai e Paraguai a VW chegou a oferecer entre 2000 e 2008 um motor 1.9 turbodiesel baseado no antigo 1.8 AP a gasolina. Falando em Argentina, no país dos “hermanos” o hatch fechou 2015 como o carro mais vendido por lá.
Números do Gol
7,8 milhões de unidades do Gol fabricadas até hoje;
3,2 milhões foi o número de unidades fabricadas do Gol para ultrapassar a marca histórica do Fusca como o carro mais produzido da VW no Brasil;
1,3 milhões de unidades do Gol foram exportadas;
2003 foi o ano em que o Gol passou o Fusca em unidades produzidas;
66 é o número de países em que o Gol chegou por exportação ou por construção com peças importadas do Brasil (CKD);
– 60º C é a temperatura que o Gol enfrentou para ser homologado na Rússia;
27 é o número de anos em que o Gol ficou na liderança entre os carros mais vendidos do Brasil;
4 é o total de membros da família Gol, que além do hatch inclui o sedã Voyage, a picape Saveiro e a finada perua Parati.
Fonte: ICarros