Promover a Paz no trânsito é muito mais do que praticar direção defensiva. É ter consciência que ao dirigir um automóvel, não estamos sozinhos.
Devemos utilizar nossos veículos com cautela máxima e promover atitudes que incentivem as pessoas a fazer o mesmo.
Confira essas 10 dicas valiosas que promovem a um trânsito pacífico e farão diferença em momentos cruciais na vida das pessoas.
1 – Lembre-se, você não está em uma corrida!
Não adianta andar em alta velocidades, quando há necessidade de parar em semáforos e cruzamentos. O mesmo serve para estradas. Mantenha sempre distâncias adequadas e seguras entre os veículos.
A 100km/h um veículo está percorrendo 30 metros por segundo. Esse é o tempo e espaço para perceber um problema, identificá-lo e reagir a ele. É pouco tempo. A solução é manter a maior distância possível dos outros veículos e dos obstáculos. Vale usar a regra dos dois segundos: esse é o tempo mínimo entre a passagem do veículo que vai à sua frente e a do seu veículo por um mesmo ponto fixo às margens da rodovia.
2 – Pedestres tem sempre preferência.
Evite situações que comprometam a segurança e integridade física de pedestres. Ameaçá-los com manobras perigosas pode gerar infração gravíssima, além da suspensão do direito de dirigir.
3 – Acomode-se corretamente ao dirigir.
Pode não parecer, mas a posição que você dirige, pode influenciar e criar situações inseguras ao dirigir.
Braços e pernas devem permanecer ligeiramente dobrados, corpo encostado no assento e encosto com ângulo próximo a 90 graus e encosto de cabeça na altura dos olhos do motorista.
4 – Choveu? Triplique a atenção!
Piso molhado reduz o atrito dos pneus, diminui a aderência nas curvas e o espaço necessário para as frenagens. Além disso, a aquaplanagem acontece já a partir dos 60km/h nos carros mais leves.
5 – Hoje não é seu dia? Repense se precisa mesmo dirigir!
Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 90% dos acidentes de trânsito acontecem por falha humana, dos mais diferentes tipos.
Nem é necessário dizer que dirigir em boas condições mentais e emocionais é imprescindível, portanto, se não se considerar apto para tal, não dirija!
Motoristas estressados tendem à níveis altíssimos de déficit de atenção e acidentes podem ocorrer com muito mais facilidade. Tenha calma e seja precavido!
6 – Devemos ou não parar em semáforos de madrugada?
A resposta é SIM! Sabemos do grande aumento da violência urbana e que parar em semáforos de madrugada pode ser uma atitude perigosa, afinal, estamos sujeitos a sequestros, assaltos e outros crimes.
Porém, a infração dessa categoria acomete o grau gravíssimo.
O ideal é desacelerar, levando em conta que o fluxo de carros na madrugada é muito inferior. Além disso, é extremamente importante não exibir itens que chamam a atenção de bandidos, como jóias, relógios, aparelhos eletrônicos, celulares, entre outros.
Evite as primeiras e as últimas posições no trânsito, e tente manter-se na faixa do meio, pois bandidos tendem a se esconder atrás de árvores, postes e barreiras visuais. Fique atento!
7 – As manutenções estão em dia?
Imagina ter o carro parando no meio de uma rodovia? Não quer passar por isso, não é?
Consulte o manual do veículo e mantenha as revisões do seu carro em dia. Não deixe para o mês que vem, isso pode custar muito mais caro depois. Faróis, pedais, pisca-alertas, pneus e sistemas elétricos precisam estar funcionando de maneira excelente para evitar sustos! Marque sua revisão na Brasal Veículos.
8 – Saia do Whatsapp e dirija!
Hoje em dia, nossos smartphones são nossos principais companheiros do dia a dia. Lá, temos um resumo de nosso universo em poucos toques. Mas se existe um momento em que não podemos usá-lo, é quando estamos dirigindo!
Focos de distração podem tirar nosso senso de espaço e provocar gravíssimos acidentes, como podemos ver a estatística crescente desses números. De acordo com o seguro DPVAT, celulares no trânsito causam cerca de 1.3 milhão de acidente por ano.
9 – Lugar de criança é no banco traseiro!
Muitos pais acreditam que levar o filho no colo é mais seguro do que uma cadeirinha, mas isso é um dos maiores enganos que podemos cometer. Um enorme número de acidentes fatais envolvendo crianças se dão à falta de itens obrigatórios de segurança.
10 – Luz baixa, mesmo durante o dia.
Pode parecer insignificante em ambientes bem iluminados. Mas o uso da Luz Baixa durante o dia, evita muitas situações perigosas, principalmente em estradas.
Por isso a importância da manutenção preventiva, como dita na dica 7. Pequenos erros que podem causar grandes transtornos.
Essas atitudes, podem prevenir situações de risco e preservar vidas. Vamos fazer nossa parte e contribuir para um trânsito mais pacífico.
Fonte: Wappa
Ameii o blog, meus parabens!!