Brasal Incorporação se destaca e ganha Prêmio Goiânia Sustentável
A Brasal Incorporações se destaca na 1º edição do Prêmio Goiânia Sustentável promovido pela Prefeitura, por meio da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), e fica em 1º lugar na categoria Ouro do Selo Sustentabilidade. O Selo, que reconhece empresas que implementam sistemas de gestão ambiental e fomentam boas práticas socioambientais, certifica em quatro níveis, sendo o Ouro, o mais alto deles, e o prêmio foi pelo conjunto de ações promovidas na obra do Reserva dos Ipês, empreendimento em construção localizado no Setor Bueno.
Entre as ações que levaram à conquista do Selo, estão a implementação de sistema de captação de água pluvial, para reaproveitamento dentro do canteiro da obra; ação de coleta seletiva de resíduos, com a destinação correta de todo lixo gerado; plano de educação ambiental, com o apoio de uma engenheira ambiental que realiza o acompanhamento e a auditoria mensal da obra, promovendo ainda palestras educativas com orientação aos colaboradores e apoio financeiro a um abrigo de animais.
Houve ainda a adoção da Praça do Ipê, que foi revitalizada numa parceria da Brasal com a Comurg, que executou a obra. O local recebeu novo piso, paisagismo, espelho d’água, irrigação, iluminação, parquinho infantil e academia a céu aberto. O engenheiro gestor da obra Reserva dos Ipês Gustavo Dias, que representou a Incorporadora na premiação, lembra que além de reconhecer as boas práticas, quanto a responsabilidade ambiental e o desenvolvimento sustentável, que são um compromisso da Brasal, o Prêmio mostra que quando o poder público se une às empresas é possível reduzir os impactos e gerar ainda mais bem-estar para a sociedade.
Mais sobre o Prêmio
Concorrem ao prêmio pessoas jurídicas que elaboraram ou executaram práticas sustentáveis que valorizem a racionalidade do uso dos recursos naturais, tendo em vista preservar, recuperar e
conservar o meio ambiente nas seguintes modalidades: Água; Emissão de gases de efeito estufa; Resíduos sólidos; Educação ambiental; Energia limpa; Biodiversidade; Socioambiental e Adoção de Parques.
De acordo com o presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), Luan Alves, a premiação é dividida em duas categorias que representam os projetos desenvolvidos pela pasta, para incentivar empresas em políticas ambientais no município: ‘Selo de Sustentabilidade’ e ‘Amigo Verde’. Os vencedores receberão troféus e menção honrosa. “O reconhecimento da administração pública às empresas premiadas é importante para incentivar ações como a implantação de projetos ou sistemas de gestão ambiental, até mesmo a adoção de parques municipais que recebem cuidados por parte das empresas”, destaca Luan Alves.
O diferencial das empresas ganhadoras do Prêmio Goiânia Sustentável são os projetos desenvolvidos em prol da cidade. “As pleiteantes à premiação fazem muito mais do que as exigências ambientais impostas pela Lei. Elas promovem o cuidado com o meio ambiente, na capital”, explica o titular da Amma.