Mercado Imobiliário fecha 2024 em alta e aponta novas tendências para 2025
O mercado imobiliário brasileiro encerrou 2024 em ritmo acelerado de crescimento, destacando-se como um dos setores mais promissores da economia nacional. Dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) revelam que quase um milhão de unidades foram lançadas até outubro, consolidando o setor como um pilar da recuperação econômica. Para 2025, o Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci) projeta um crescimento de 20%, impulsionado, sobretudo, pela alta demanda por imóveis de alto padrão.
Além disso, o Cofeci destaca uma mudança significativa no perfil dos consumidores, que têm buscado imóveis menores, variando entre 70 e 100 metros quadrados, com diferenciais como lazer, inovação e sustentabilidade ambiental. A procura por empreendimentos que integram áreas de lazer completas, contato com a natureza e soluções tecnológicas também está em alta.
De acordo com Leonardo Lucidio da Brasal Incorporações de Uberlândia, há um crescimento por imóveis que proporcionam não apenas um lugar para morar, mas também conforto e qualidade de vida. “Quando falamos de conforto, nos referimos à segurança e ao bem-estar. Os clientes estão em busca de habitações mais completas, o que tem aumentado a procura por condomínios, conhecidos como condomínios-clube, que oferecem uma gama de espaços de lazer e bem-estar, com infraestrutura capaz de proporcionar conforto e qualidade de vida dentro do próprio condomínio”, explica.
Condomínios-clube: destaque para 2025
Para Carolina Araújo, gerente comercial da Brasal Incorporações de Uberlândia, uma das principais tendências que ganham força em 2025 são os chamados condomínios-clube. Esses empreendimentos oferecem uma ampla variedade de comodidades, como piscinas, academias, quadras poliesportivas, espaços pet, salão de festas, game lounge, playground e coworking, além de integrarem conceitos de sustentabilidade e bem-estar. Essas características têm atraído especialmente famílias e profissionais que desejam morar em ambientes que aliam lazer e funcionalidade.
Além disso, a cidade de Uberlândia tem se destacado no mercado imobiliário nacional, com projetos que atendem e refletem essas novas demandas de empresas e profissionais. “A cidade tem visto um aumento na procura por imóveis modernos e tecnológicos, alinhados às tendências do mercado. Um exemplo é o empreendimento Chess, localizado na Zona Sul, que busca atender essas novas expectativas”, detalha Carolina.
Chess da Brasal Incorporações: o futuro do alto padrão
Localizado no estratégico bairro Jardim Sul, o Chess combina sofisticação, funcionalidade e inovação. Com apartamentos tipo studio, unidades compactas e coberturas duplex, o empreendimento foi projetado para atender às necessidades de quem busca praticidade e qualidade de vida.
Carolina explica que o Chess é ideal para quem procura um equilíbrio perfeito entre espaço e funcionalidade, com destaque para os apartamentos de 77 m². “A distribuição inteligente dos ambientes proporciona uma sensação de amplitude e conforto, com espaços bem definidos para living, jantar e cozinha, que se integram à varanda, além de contar com dois quartos, sendo um deles suíte. Essa tipologia se complementa perfeitamente com a área de lazer do empreendimento, que oferece opções para todas as idades e estilos de vida, proporcionando uma experiência de moradia completa e sofisticada.”
Além da localização privilegiada, próxima a shopping centers, postos de gasolina, supermercados, farmácias, escolas e hospitais, o Chess oferece uma infraestrutura de lazer completa, que inclui:
1) Piscina adulto com raia de 18 metros e piscina infantil;
2) Academia moderna;
3) Espaço gourmet com churrasqueira;
4) Espaço beleza e sauna;
5) Playground e espaço kids;
6) Coworking para profissionais em home office;
7) Bicicletário e pet place;
8) Quadra de beach tennis, entre outros.
Com esses atributos, o Chess já é considerado um marco no mercado de alto padrão em Uberlândia, trazendo um conceito de moradia que une elegância e funcionalidade.