Voltar

Novidades

Responsabilidade e sustentabilidade na construção civil

Responsabilidade e sustentabilidade na construção civil

Sustentabilidade na construção civil: consumidores possuem preferência por marcas responsáveis e sustentáveis.

87% dos brasileiros afirmam que a atuação de empresas em relação a práticas sustentáveis é importante. Esse estudo foi desenvolvido pelo Google em parceria com a MindMiners e o Sistema B. Dessa forma, a pesquisa reflete que o princípio se tornou uma necessidade urgente para marcas, principalmente pensando em sustentabilidade na construção civil e incorporadoras.

O setor de incorporação imobiliária faz parte dessa necessidade mais que qualquer outro. Com isso, a adoção de práticas mais responsáveis e sustentáveis em todas as etapas do processo de construção tem sido impulsionada.

Para entender mais sobre sustentabilidade na construção civil na prática, continue lendo.

Sustentabilidade na construção civil e incorporadoras de acordo com saúde, segurança do trabalho e meio ambiente

O engenheiro de saúde, segurança do trabalho e meio ambiente, Nilson Nogueira, da Brasal Incorporações, filial Uberlândia, comenta que desenvolver estratégias sustentáveis é um caminho necessário. Até porque, é primordial pensar nos impactos ambientais.

“Há uma demanda crescente, especialmente na sociedade, que valoriza cada vez mais iniciativas que reduzam os impactos socioambientais. Além de ser uma forma de reduzir custos nas obras e garantir a qualidade do trabalho, as ações alinhadas à sustentabilidade na construção civil e incorporadores são decisões de investimento.”

Diante do comentário, o engenheiro explica mais sobre as iniciativas desenvolvidas na Brasal.

Ações de sustentabilidade na Brasal Incorporadora

Entre as ações que reforçam o compromisso da Brasal com a natureza, há o tratamento e destinação adequada dos resíduos gerados durante as obras. Por exemplo, os materiais recicláveis como papéis, plásticos e papelão são doados a uma parceria.

E o mais interessante é que o volume desses insumos é transformado em moeda virtual. Ou seja, pode ser trocada por outros materiais recicláveis como britas ou outro produto que possa utilizar no canteiro de obras.

Outra prática de sustentabilidade na construção civil e incorporadoras é a priorização de materiais sustentáveis, como lâmpadas de LED, pois elas não apenas reduzem o consumo de energia, mas também facilitam o descarte adequado.

Além da separação dos materiais, outro ponto importante, é o local de descarte dos Equipamentos de Proteção Individuais (EPI). A Brasal adota medidas de identificação do destino final e instalou uma rotulagem preventiva de armazenamento e manuseio, evitando a mistura de itens descartados, principalmente, os contaminados por produtos químicos ou usados em ambientes com riscos biológicos.

Por último, a Brasal segue o programa do PGRCC, que tem o objetivo de garantir o descarte correto dos resíduos, aumentando a sustentabilidade das operações e a preservação e segurança do meio ambiente. Assim, nos canteiros de obras é feito as separações dos materiais para depois destinar ao aterros cadastrados e legalizados.

Para saber mais ações de sustentabilidade na construção civil e incorporadoras acesse o nosso site com notícias de todas as filiais.

Instagram YouTube LinkedIn

Contato