A simples atitude de comprar um picolé também pode simbolizar a honestidade e a ética. Aqui na Brasal Refrigerantes, durante a Semana SGI, foi decidido “testar” o grau de honestidade dos colaboradores em um projeto onde picolés custavam apenas R$ 1,00 cada.
A grande jogada do teste foi a disponibilização de um freezer em frente ao nosso restaurante e este permanec
eu apenas com uma urna de “pagamento”, sem cadeado, cobrador, vigia ou qualquer outro mecanismo de controle. Os “clientes” interessados podiam se servir e deixar o pagamento de acordo com a sua própria consciência, apoiado apenas por um banner que explicava como funcionava o experimento.
A duração do projeto foi do dia 22 até o dia 26 de outubro e o resultado foram 1750 picolés vendidos. A “Taxa de Esquecimento” em relação aos pagamentos foi de 4,91 % (cerca de R$ 85,95), totalizando uma Taxa de Honestidade de 95,01%.
Uma segunda etapa do projeto ainda não está descartada. Enquanto isso, fica a reflexão: existe diferença entre uma pessoa que pega alguns picolés sem pagar e outra que pega alguns milhões que não lhe pertencem? Ou é só uma questão de oportunidade?