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A simples atitude de comprar um picolé também pode simbolizar a honestidade e a ética. Aqui na Brasal Refrigerantes, durante a Semana SGB, decidimos “testar” novamente, como no ano passado, o grau de honestidade dos colaboradores em um projeto onde picolés custavam apenas R$ 2,00 cada.
A grande jogada do teste foi a disponibilização de um freezer em frente ao nosso restaurante e este permaneceu apenas com uma urna de “pagamento”, sem cadeado, cobrador, vigia ou qualquer outro mecanismo de controle. Os “clientes” interessados podiam se servir e deixar o pagamento de acordo com a sua própria consciência, apoiado apenas por um banner que explicava como funcionava o experimento.
A duração do projeto foi do dia 13 até o dia 17 de maio e o resultado foram 750 picolés vendidos. A “Taxa de Esquecimento” em relação aos pagamentos foi de 14,36 % (cerca de R$ 215,40), totalizando uma Taxa de Honestidade de 85,64 %.
Infelizmente, quando comparado com o ano passado, a “Taxa de esquecimento” dos pagamentos triplicou, evidenciando que ainda existem colaboradores que não aderiram a Cultura de Realização Brasal (CONFIANÇA GERA RESULTADO).
Será que é interessante fazer uma terceira etapa do projeto? Enquanto isso, fica a reflexão: existe diferença entre uma pessoa que pega alguns picolés sem pagar e outra que pega alguns milhões que não lhe pertencem? Ou é só uma questão de oportunidade?