![blog-BENEFICIOS-DA-VITAMINA-C](https://www.brasal.com.br/blogrefri/wp-content/uploads/2020/06/blog-BENEFICIOS-DA-VITAMINA-C-420x280_c.jpg)
A vitamina C não pode ser sintetizada pelos seres humanos, sendo assim, a única maneira de obtê-la é pela alimentação ou por meio de suplementos caso indicado por um profissional. Após ser ingerida, a vitamina C participa de diversas ações bioquímicas vitais para o organismo.
Benefícios comprovados da vitamina C:– Melhora a imunidade;
– Evita o envelhecimento da pele;
– Melhora a absorção de ferro pelo organismo;
– Proporciona resistência aos ossos;
– Evita problemas de visão em decorrência do envelhecimento;
– Previne e melhora gripes e resfriados;
– Previne derrames;
– Ação antioxidante diminuindo o risco de várias doenças.
Deficiência de vitamina C
Um dos problemas de saúde ocasionados pela falta de vitamina C é o sistema imunológico enfraquecido, que é caracterizado por gripes e resfriados frequentes.
Fonte de vitamina C
As frutas e vegetais são as melhores fontes de vitamina C. Sendo que as mais ricas no nutriente são a camu-camu (fruta da Amazônia) e acerola. Além disso, o nutriente também está presente na goiaba, kiwi, morango, laranja, tangerina, morango e caju e em vegetais como o pimentão, espinafre, repolho, o brócolis e a couve de bruxelas.
Como tomar vitamina C
Os alimentos ricos em vitamina C devem ser consumidos de preferência crus, frescos e caso vá cortá-los faça isto na hora. Isto porque o nutriente oxida com facilidade quando entra em contato com o ar. Porém, após serem cozidos os vegetais ainda contém a vitamina C, apesar de em quantidade menores. A melhor maneira de cozinha-lo é no vapor, pois quando ele é cozido na água a perda do nutriente é maior.
Confira o quanto consumir de cada um desses alimentos para obter as quantidades necessárias do nutriente, 90 mg de acordo com o Recommended Dietary Allowances do Governo dos Estados Unidos:
- Laranja: 1 unidade e meia
- Goiaba: meia unidade
- Acerola: uma unidade
- Pimentão vermelho: 1 unidade pequena ou 1 terço de xícara picada
- Kiwi: 1 unidade e meia
- Brócolis cozido: 1 xícara
- Morango: 15 unidades médias
- Tangerina: 2 unidades
- Goji berry: 45 gramas
Fonte: Tabela do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.
Quantidade recomendada de vitamina C
De acordo com a Academia Nacional de Medicina dos Estados Unidos* (em inglês: National Academy of Medicine), a orientação do consumo de vitamina C por faixa etária e gênero é:
-7 a 12 meses: 50 mg
-1 a 3 anos: 15 mg
-4 a 8 anos: 25 mg
-9 a 13 anos: 45 mg
-Mulheres de 14 a 18 anos: 65 mg
-Homens de 14 a 18 anos: 75 mg
-Mulheres a partir de 19 anos: 75 mg
-Homens a partir de 19 anos: 90 mg
-Grávidas menores de 18 anos: 80 mg
-Grávidas maiores de 18 anos: 85 mg
-Lactantes menores de 18 anos: 115 mg
-Lactantes maiores de 18 anos: 120 mg
* Conhecida como Instituto de Medicina (Institute of Medicine, IOM) até 30 de junho de 2015, é uma organização não governamental sem fins lucrativos dos Estados Unidos, fundada em 1970 com base na carta congressional da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.