![img_not2](https://www.brasal.com.br/blogrefri/wp-content/uploads/2018/05/img_not2-420x280_c.jpg)
Um mutirão de limpeza retirou nesta quinta (13) pelo menos 50 kg de lixo do rio dos Currais – o principal manancial que abastece a capital da república. O rio passa dentro da Floresta Nacional de Brasília, na região de Taguatinga.
Foram 26 sacos, de 100 litros cada, cheios de sujeira jogada na água. Havia desde isopor e papelão até garrafas pet e um pedaço de um automóvel. (foto abaixo)
Em termos de peso 50 kg pode parecer pouco, mas o mutirão também desperta uma conscientização:
“É educação ambiental. Se você começa a educar o colaborador a não impactar o meio ambiente, ele entende e vai levar isso para a família”, disse ao SóNotíciaBoa Rita Viana, gerente de qualidade da Brasal Refrigerantes, engarrafadora da Coca-Cola no Distrito Federal.
A ação de limpeza faz os participantes perceberem o real valor da água limpa.
“É envolver e conscientizar os colaboradores que a água é importante insumo para nossos produtos e para a toda população”, explicou Victor Luna, coordenador de meio ambiente da Brasal.
O mutirão
O trabalho de coleta do lixo foi feito por 57 voluntários: 35 adolescentes da ONG Casa Azul, do Riacho Fundo – que fazem cursos de capacitação pelo Instituto Coca-Cola – e 22 colaboradores da Brasal Refrigerantes, que promoveu a ação em parceria com Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Eles foram para as margens do rio com sacos de lixo, luvas e camisetas logo cedo e fizeram o serviço em 3 horas.
O lixo coletado foi entregue para a direção do parque e será disponibilizado para cooperativas de reciclagem da região.
10 anos de Mutirão
A ação para limpar rios e lagos de Brasília é feita desde 2006 pela Brasal Refrigerantes.
No ano passado o mutirão recolheu lixo das margens do Lago Sul, no Lago Paranoá, que banha a capital da república.
Fonte: SÓNOTÍCIABOA