![JOVENS TALENTOS (7)](https://www.brasal.com.br/blogrefri/wp-content/uploads/2020/06/JOVENS-TALENTOS-7-420x280_c.jpeg)
O QUE É?
É UM PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO COM O OBJETIVO DE ACELERAR O CRESCIMENTO PROFISSIONAL/PESSOAL DE JOVENS NA BRASAL.
CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO:
Jovens entre 19 e 26 anos, que ocupam cargo de assistente ou analista e que tenha mais de um ano na empresa. Esses jovens também precisam ter acima de 80% na avaliação de desempenho e na avaliação de potencial.
DURAÇÃO: Aproximadamente dois anos.
PARTICIPANTES: 12 jovens.
AÇÕES: Assessment, feedback, 5 módulos (temas: As gerações e o perfil profissional do futuro, intraempreendedorismo, cultura digital e métodos ágeis, inteligência emocional e gestão de projetos), 1 Job (“estágio” em área diferente da atuação) e 2 projetos (projeto 1 com melhoria na área em que trabalha e projeto 2, que após o job em outra área, o jovens apresentam um projeto de melhoria em outra área) e diversas reuniões de acompanhamento e feedback. E para encerrar, tem um módulo de orientação de carreira interna.
As ações são focadas em autoconhecimento, autodesenvolvimento e aumento de performance.
PROJETO 2: 8 jovens cadastraram seus projetos e apresentaram nos dias 12 e 13 de novembro de 2019 para a banca avaliadora (Jean Blafedder, Eric Novais, Júlio Herdy e Carlos Frederico).
1º lugar: Bruno Faustino (Planejamento e Controle de Manutenção e o seu projeto foi na Gestão Ambiental) – premiação de R$1.000,00.
2º lugar: Vanessa Ribeiro (Planejamento e Controle de Manutenção e o seu projeto foi no Almoxarifado) – premiação de 500,00.
3º lugar: Bruno Bezerra (Gestão de pessoas e seu projeto foi na Inteligência de Mercado) – premiação de R$ 300,00.
O que os jovens ganhadores tem a dizer:
BRUNO FAUSTINO:
Como foi ser escolhido para o projeto?
“Foi um grande desafio, é um projeto de quase 2 anos, a gente teve vários encontros e a cada encontro a gente subia uma escalada. Só veio a acrescentar, cada módulo, cada encontro foi fantástico. As meninas que estavam a frente
estão de parabéns, a Fernanda e a Marília.”
Como foi a experiência de preparar e apresentar o projeto?
“Foi um desafio incrível, a oportunidade de apresentar diante da diretoria da empresa uma proposta que veio de meses de pesquisa, meses de trabalho em uma nova área, pra tentar desenvolver, um projeto novo. O projeto final era isso: procurar uma melhoria num processo, então ir pra uma área nova, conversar com profissionais que não tinha muito contato, gestores diferentes, fazer o projeto e fazer essa busca. Eu trabalho na Indústria e fui pra ETA, aquela parte de trás da indústria que até então eu não tinha muita interação. Comecei a interagir mais com a Ana Paula, coordenadora da Gestão Ambiental, os analistas, técnicos e foi muito gratificante.”
O que você tem a dizer quanto a ganhar em primeiro lugar no programa?
“Foi incrível, não existe outra palavra para poder definir. Aquela ansiedade, foram meses trabalhando, no caso eu desenvolvi um software de controle de um sistema. Foram madrugadas trabalhando, desenvolvendo, projetando, indo na área, pra finalmente apresentar o projeto (com toda aquela pressão, né?) pra diretoria e esse resultado final traz muita gratidão, foi uma sensação maravilhosa.”
VANESSA DE OLIVEIRA:
O que você tirou de aprendizado profissionalmente? O que a Brasal te proporcionou nesse projeto que você vai levar com você? Como foi o projeto e já foi implantado?
“Primeiro, o crescimento com todos os treinamentos e temas que foram abordados, com certeza cresci muito profissionalmente. O que eu vou levar de lição é a persistência e o empenho, quando você se dedica em algo você consegue ter grandes resultados Sobre o projeto: o diretor já acolheu a ideia e eles estão vendo a melhor forma de implementar.”
Como foi receber a premiação? Ser reconhecida com esse projeto?
“Escolhi o Almoxarifado por estar ligada a minha área e aos processos que atuo, a proposta era a reorganização da área externa propondo um novo layout e endereçamento logístico, com esse projeto haverá um ganho de 358 m2 de área e 85 novas posições de pallet facilitando a localização dos itens e o ambiente visualmente mais limpo e organizado, maior agilidade do empilhador e atendimento mais rápido dos clientes internos. O projeto foi super bem aceito desde o início e ficar com o segundo lugar foi muito legal, fiquei muito feliz!”
BRUNO BEZERRA:
Como foi a escolha do seu projeto? Você pegou uma área que você queria conhecer? E como foi desenvolver o seu projeto?
“A minha escolha foi a área comercial, especificamente a área de Inteligência de Mercado. Lá eu tive uma recepção legal, entendi um pouco do processo do dia a dia, do que eles tinham do “calcanhar de aquiles” e pontos de melhoria. Consegui desenvolver junto à gestão e alguns outros analistas da área, um painel em Power BI (O Power BI é um serviço de análise de negócios) para que tivessem os indicadores deles em um app, diretamente no tablet e até mesmo consolidar vários indicadores que eles possuem, que estavam em várias planilhas e nós colocamos em um dashboard único. A minha entrega para área foi esse painel para que eles pudessem colocar de forma aberta mesmo, sem precisar de uma pessoa com expertise em TI, eles mesmos manipularem os dados e colocarem isso de forma viva e dinâmica. Foi um resultado bacana e uma troca interessante tanto pra área deles quanto pra minha área, uma experiência muito diferente.”
E como foi receber a premiação, como foi ser escolhido, como foi esse dia, o que você sentiu?
“Foi sensacional. A exposição que a gente teve perante diretoria, gerências, de fato as pessoas reconheceram que a empresa agora possui jovens talentos, possui de fato pessoas que estão se importando, desenvolvendo projetos novos que muitas vezes não são vistos e que trazem bons resultados para a empresa. Isso foi muito valorizado, a premiação foi muito bacana. Foi sucesso, sensacional mesmo. Primeiro que eu não esperava, porque tinham ótimos projetos, ótimas ideias de todo o grupo. Mas quando você confia no seu trabalho e ele gera resultado, isso traz resultado. Foi muito bom, uma via de mão dupla mesmo, uma entrega para a empresa, para a nossa vida profissional e vida pessoal.”
Veja mais fotos: