![GQB_1266](https://www.brasal.com.br/blogrefri/wp-content/uploads/2022/11/GQB_1266-scaled-420x280_c.jpg)
Para comemorar o 𝗗𝗶𝗮 𝗱𝗮𝘀 𝗖𝗿𝗶𝗮𝗻𝗰̧𝗮𝘀, o 𝐈𝐧𝐬𝐭𝐢𝐭𝐮𝐭𝐨 +𝐁𝐫𝐚𝐬𝐚𝐥, juntamente com a Brasal Refrigerantes, convidou na sexta-feira (14), a 𝗙𝗿𝗮𝘁𝗲𝗿𝗻𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗔𝘀𝘀𝗶𝘀𝘁𝗲𝗻𝗰𝗶𝗮𝗹 𝗟𝘂𝗰𝗮𝘀 𝗘𝘃𝗮𝗻𝗴𝗲𝗹𝗶𝘀𝘁𝗮 (𝗙𝗮𝗹𝗲), instituição que acolhe pessoas com HIV e suas famílias, para uma tarde de muita brincadeira e conscientização. Enquanto as crianças se divertiram com brinquedos infláveis, pintura de rosto, balões e show de mágica, as mães assistiram a uma palestra sobre autocuidado, saúde mental e higiene íntima feminina.
Rita Viana, presidente do 𝐈𝐧𝐬𝐭𝐢𝐭𝐮𝐭𝐨 +𝐁𝐫𝐚𝐬𝐚𝐥, falou da felicidade de receber a Fale. “São pessoas que precisam de afeto. É um privilégio podermos proporcionar esse momento de alegria associado a conhecimento necessário às mães”, afirma Rita.
Para Emanuele Páscoa, psicóloga e uma das palestrantes voluntárias, “quando uma mulher se vê na mesma situação de vulnerabilidade que a outra, se fortalece. Esse grupo é muito potente”, frisou. A psicóloga ainda ressaltou a importância da ação que empoderou as mulheres com informação sobre seus direitos e quebra de estigmas acerca do HIV.
Convidada para falar sobre autocuidado, Tatiana Ventura, enfermeira do trabalho da Brasal Refrigerantes, afirmou “ao cuidar da própria saúde, essas mães passam a ser exemplos aos seus filhos, que levam a valorização da integridade física para a vida adulta”.
Adalgiza Dourada, coordenadora do projeto, destacou a relevância do debate para as mães que se distanciam do mundo. “São pessoas que ficam muito tempo dentro da instituição cuidando dos filhos, poucas trabalham fora”, afirmou. Maria Rafaela Silva, assistida pela Fale, relata sua surpresa e #gratidão, “pensamos que seria algo só para as crianças e acabou que todas as mulheres foram incluídas também”.
Tratar pessoas como pessoas, observando como apoiar para mitigar suas necessidades, é uma das melhores escolhas da Brasal e de seu braço social, o Instituto +Brasal, #FazeroNovo.