Todos nós sentimos mais fome nos dias frios. É que, com a chegada das temperaturas mais baixas, nesta época do ano, o nosso corpo sente a necessidade de proteção e aconchego. Usamos roupas mais quentes e cobertores. Com a alimentação não é diferente. Separamos algumas dicas para você manter a sua saúde e alimentação em dia.
Confira:
ALIMENTAÇÃO
No frio, queremos comidas mais quentes e cremosas – elas mexem com os nossos paladares só de pensar. Temos a sensação do aumento de fome e também ficamos imaginando delícias como um brigadeiro de panela naquelas noites frias e chuvosas. Isso acontece porque o nosso organismo precisa de mais energia para manter a temperatura corporal. Então, a orientação para esses momentos de gula é procurar comer alimentos saudáveis (legumes, verduras, frutas, castanhas, carnes magras, etc) mais vezes durante o dia, evitando o consumo de alimentos mais gordurosos à noite.
As frutas são grandes aliadas da saúde e bem-estar do organismo, em qualquer estação do ano. Dê preferência a frutas frescas e ricas em vitamina C como, acerola, caju, goiaba, laranja e tangerina. Opção é o que não falta!
Carnes, risotos, sopas e queijos são bem-vindos sem excesso! Mas uma ótima ideia é incluir no cardápio temperos termogênicos, que aquecem o corpo e aumentam o gasto calórico. São eles: pimenta vermelha, gengibre, canela, cebola e páprica picante.
HIDRATAÇÃO
No inverno, também não sentimos tanta sede, mas o consumo diário de água deve ser mantido. Afinal, a água desempenha um papel fundamental para o organismo. Ela garante o bom funcionamento dos rins, permitindo a regulação da temperatura corporal e hidratando as células e a pele.
Uma boa dica é tomar água e consumir alguns alimentos que também contribuem com doses consideráveis de líquidos como: melancia, maçã, mexerica, etc. Aposte ainda em sopas e caldos quentes.
Cuide de você e da sua família.