Para melhorar o sistema de montagem dos caminhões para a distribuição de produtos, o estoque da Brasal Refrigerantes está passando por mudanças. Ações de médio e longo prazo estão sendo analisadas pela área de Logística, que busca novas tecnologias para otimizar o trabalho.
O objetivo é implantar um novo processo de automação de picking, ou seja, separação e preparação de pedidos. Dando início à reestruturação, a Brasal Refrigerantes contratou um consultor, que analisou o fluxo dentro do estoque e propôs melhorias no projeto manual, atualmente utilizado na empresa. Além da análise de fluxo, redesenho do layout e dinâmica do processo, também estão em andamento aquisições de estruturas de armazenagem para picking, atualização de um software chamado Real Picking, que faz o planejamento da montagem dos paletes, indicando aos auxiliares do estoque corretamente o endereço (na área de picking) da coleta de produtos, e a compra de uma empilhadeira que monta os pallets por camadas.
Mas a ideia é ir mais longe. Automatizar o processo é o principal objetivo e, para isso, modelos internacionais estão sendo analisados pela área de Logística, que busca um projeto de alta tecnologia para ser implantado nos próximos anos. “Atualmente, o trabalho é manual e queremos automatizar esse serviço. No entanto, ainda não existem modelos nacionais.
Por isso, buscamos fornecedores da Itália e da Áustria, visando analisar diferentes projetos e escolher o mais eficiente”, explica o gerente de Engenharia Logística Juliano Sonza.
Fonte: Revista Olá Brasal – Edição 15.