A Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 já fez história. Como parte da ação nacional que visou deixar um legado do Mundial no País, a Coca-Cola Brasil inaugurou polos de reciclagem nas 12 cidades-sede.
Na capital federal, a cooperativa 100 Dimensão, localizada no Riacho Fundo, foi a instituição escolhida, pois já trabalha em parceria com a Brasal Refrigerantes e possui boas práticas profissionais e éticas. Além de fazer parte do Coletivo Reciclagem, que oferece capacitação técnica, equipamentos, atuações de impacto na autoestima dos catadores, acesso ao mercado e trabalho em rede, a cooperativa foi indicada para receber treinamento e melhorias de infraestrutura.
Por meio de uma parceria com o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), o polo de reciclagem brasiliense receberá até 14 toneladas diárias de resíduos provenientes da coleta seletiva do Distrito Federal. Com isso, a unidade poderá triar até 1,8 mil toneladas de material reciclável por ano e triplicar a renda dos catadores locais.
A comemoração solene ocorreu com direito a corte de fita de inauguração pela líder da cooperativa 100 Dimensão, Sônia Maria da Silva, a gerente de Qualidade da Brasal, Rita Viana, o diretor adjunto do SLU, dr. Hamilton Ruggieri Ribeiro, o diretor Comercial da Brasal, Victor Bernardes e a diretora do Instituto Coca-Cola, Daniela Redondo. Também estiveram presentes líderes comunitários, representantes do governo, moradores da região e convidados especiais, como o carioca Sebastião Carlos dos Santos, o Tião Santos, que ganhou destaque nacional por seu trabalho no lixão do Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro, e teve sua trajetória retratada no documentário Lixo Extraordinário (2011).