![4](https://www.brasal.com.br/blogrefri/wp-content/uploads/2018/05/4-420x280_c.jpg)
Na cidade conhecida como a capital dos concursos públicos, o setor privado tem ganhado destaque, demonstrando o potencial da região e a importância do investimento em pessoas. Esse é o caso da Brasal Refrigerantes, que está entre as 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil.
Com 2.176 colaboradores, a empresa entrou, mais uma vez, no Guia VOCÊ S/A – As Melhores Empresas Para Você Trabalhar. O ranking lista as organizações com as melhores práticas e com alto grau de satisfação de seus colaboradores. Entre os fatores que contribuíram para a inserção no ranking, podem ser citados o forte investimento em treinamento, desenvolvimento e liderança e a construção de um plano com salários e benefícios mais competitivos.
Segundo o gerente de Gestão de Pessoas, Carlos Frederico, a presença no ranking é a constatação do reconhecimento de um trabalho que envolve todos os integrantes da equipe há mais de 10 anos. A empresa acredita na importância da excelência em gestão de pessoas e se preocupa com a qualidade de vida de todos os envolvidos. “Nossa meta é a excelência em gestão de pessoas”, acrescenta.
Na visão do diretor-geral, Jean Claude, o ranking é uma maneira de saber em que nível a empresa está em relação aos benefícios oferecidos, respeito ao colaborador e o quanto ele se sente bem em fazer parte do time. Essa medição serve para saber se o caminho a seguir está certo, além de atestar se a política desenvolvida está de acordo com o mercado. “É um conjunto de fatores que gera reciprocidade e, com isso, maior produtividade e engajamento. Acreditamos que investir nas pessoas faz bem para o colaborador e para a empresa. É tão importante quanto investir em tecnologia e inovação. Queremos que aqui seja uma extensão do lar, um ambiente agradável para trabalhar, com prazer similar ao que sentimos em casa.”
A Brasal Refrigerantes tem buscado disseminar cada vez mais o respeito e a liberdade de expressão. Escutar e repassar feedback é uma das premissas instaladas pelas lideranças. Com isso, o colaborador sabe que pode se manifestar e será ouvido. Nesse sentido, os líderes são treinados constantemente para ser mais assertivos. “Queremos ter mais líderes e menos chefes”, destaca Jean.
Somado a isso, a empresa também identificou que o nível de comprometimento é muito alto quando as pessoas percebem que a instituição é séria e elas são respeitadas e convidadas a participar de decisões estratégicas. “Esse fator tem um poder de multiplicação enorme”, explica Jean. “Todos os colaboradores se engajam mais e criam um sentimento de pertencimento. Sentem-se orgulhosos e coautores das mudanças que ocorrem! Sabemos que estamos fazendo a coisa certa e tratando todos como ativos da empresa.”
Ao longo de sua trajetória, a Brasal Refrigerantes já foi reconhecida no Guia VOCÊ S/A – As Melhores Empresas para Você Trabalhar, em 2002, e também recebeu outros prêmios, como: Fabricante Coca-Cola do ano, Prêmio Sesi Qualidade no Trabalho, Prêmio Nacional de Qualidade e Troféu Sustentabilidade Coca-Cola Brasil 2011.