![Workshop](https://www.brasal.com.br/blogrefri/wp-content/uploads/2018/05/Workshop-420x280_c.jpg)
Workshop mostrou importância das boas práticas para gestão privada e públicaEmpresários, gerentes, administradores privados e públicos participaram nesta terça e quarta-feira (13 e 14 de setembro) do 2º. Workshop de Boas Práticas de Gestão promovido pelo Movimento MS Competitivo em parceria com o Sebrae, em Campo Grande. Durante os dois dias, o evento promoveu o compartilhamento de experiências de “cases” por meio de palestras com representantes de empresas que já conquistaram premiação. Os sistemas de Gestão implementados pelos ganhadores como Brasal Refrigerantes, do Sebrae RS, Brasil Cowboy, Lavanderia Water Clean, Street Bags e da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica são os destaques desta edição.
Para o presidente do MS Competitivo – comandado atualmente pela Fecomércio MS – Edison Araújo, o objetivo é disseminar o conhecimento por meio de exemplos de excelência. “São oportunidades para saber o porquê algumas empresas, independentemente do porte, conseguem ser eficazes e produtivas. Muitas vezes, é o emprego de práticas gerenciais que promove a eficiência dos serviços, alto desempenho de um negócio, eliminação de perdas de produção e equilíbrio financeiro”.
O Gerente de Processos e Monitoramento do Sebrae RS, Júlio Cesar Ferrazza é um dos palestrantes. A Instituição ganhou o troféu ouro em 2015. Para ele, para promover a excelência em gestão” é preciso ter constância de propósitos para conseguir atingir metas. Algumas vezes não são 5 anos de trabalho, são 10, 15 anos, até conseguir esse aprimoramento”.
A Brasal Refrigerantes também é ganhadora em nível nacional do Prêmio de Qualidade em 2009 e 2015. A gerente de qualidade Rita Viana acredita que o comprometimento dos colaboradores é fundamental para o desenvolvimento das boas práticas de gestão. “As
pessoas se empoderam do conhecimento, têm autonomia de gestão e trazem ideias inovadoras. Elas são a base de tudo para o desenvolvimento de uma empresa”
O diretor de desenvolvimento do MS Competitivo Reginaldo Lima explica que a campanha do movimento este ano é “Tempos de Crise, tempos de Gestão” e, por isso, a vinda de grandes corporações e de órgãos públicos que trazem seus exemplos pode inspirar as empresas a ousarem e buscarem ferramentas profissionais que melhorem a gestão. “Independentemente do porte, elas podem usar os critérios de excelência na gestão e adaptá-los para sua realidade. O resultado é que vão conseguir ser eficazes e produtivas
Fonte: Jornal Agora MS