![Jean Claude Blaffeder E Osrio Neto na premiao (1)](https://www.brasal.com.br/blogrefri/wp-content/uploads/2018/05/Jean-Claude-Blaffeder-E-Osrio-Neto-na-premiao-1-420x280_c.jpg)
Anualmente, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) premia organizações que são referência em excelência de gestão no Brasil. Neste ano, a Brasal Refrigerantes venceu o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) na categoria “Grandes Empresas”. Essa foi a terceira que a empresa ficou em primeiro lugar (as outras foram em 2009 e em 2015), mas obteve a maior pontuação da história, levando, além do prêmio, a denominação Magna Cum Laude.
Para a Gerente de Gestão da Qualidade e Meio Ambiente, Rita Viana, a premiação é motivo de orgulho, pois traz um reconhecimento nacional. “Isso nos gera o compromisso de não pararmos de buscar maneiras inovadoras e criativas de continuar desenvolvendo os processos, sempre alinhados a Cultura de Realização Brasal, ou seja, fazer mais e melhor”, defendeu.
Ao adotar o Modelo de Excelência em Gestão (MEG), a empresa apostou que alcançaria um novo patamar em sustentabilidade do negócio, resultado, eficiência, crescimento e valorização das pessoas, comprometimento com as partes interessadas e contribuição para o desenvolvimento socioambiental. “Hoje temos a convicção de que a melhoria das práticas de gestão conduz a Brasal a melhores resultados, não só financeiros, mas de mercado, processos, pessoas e sociedade”, opinou. Neste ano, assim como em 2014 e em 2015, a Brasal Refrigerantes entrou, ainda, no ranking das Melhores Empresas Para Você Trabalhar, do Guia Você S/A.
Para concorrer ao PNQ, as empresas devem se inscrever, ter aprovação do cadastro e enviar à fundação seu Relato Organizacional, que contempla todos os processos gerencias e resultados relevantes da organização de acordo com os Critérios de Excelência. Ao final do processo, é fornecido um Diagnóstico de Maturidade da Gestão (DMG), com comentários que sinalizam os pontos fortes e as oportunidades de melhoria, assim como os eixos potencializadores e fragilizadores da gestão. Após quatro meses de avaliação, é feito o anúncio dos vencedores. O processo visa estimular o desenvolvimento do País, promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações.