![Impressora 3D da Engenharia Industrial video](https://www.brasal.com.br/blogrefri/wp-content/uploads/2022/06/Impressora-3D-da-Engenharia-Industrial-video-scaled-420x280_c.jpg)
Passada a Evolução Industrial 3.0
Marcada pela mecanização, agora, o universo digital é o que dita os passos da Indústria 4.0. Com a aquisição de uma potente impressora 3D, a área de Engenharia Industrial ficou mais próxima dessa realidade.
O equipamento chegou no final de 2021, e já produziu várias peças de reposição nas máquinas, como os expulsadores de garrafas.
A primeira etapa é desenhar as peças usando o software CAD e contemplando todas as especificidades. Depois, há a escolha do plástico mais adequado àquela finalidade e então, segue para a impressão. “Como estamos próximos dos colegas que vão usar as peças, estimulamos o feedback, fundamental para continuarmos no caminho da excelência com inovação”, fala Rodrigo Freitas, analista de projetos industriais sênior, responsável pelos projetos dos itens produzidos.
A complexidade determina o tempo de finalização. No caso dos expulsadores, foram necessárias 20 horas. Mas, esse tempo fica insignificante comparado ao prazo de entrega de seis meses se a compra fosse realizada no fornecedor, com sede na Alemanha.
“E isso com custo extremamente reduzido, pois valor no fornecedor é cerca de R$10 mil enquanto o custo de confecção na impressora é de R$100,00”, conta Rodrigo que nos convida a conhecer de perto essa inovação com tantos benefícios. “A impressora está no mesmo ambiente onde há o conjunto de supervisórios que projetam o monitoramento de vários processos industriais, como velocidade das linhas de produção, consumo de energia e controle do uso da água. Será um prazer receber nossos colegas aqui, que vão se surpreender com a nossa área”, completa Marcus Figueiredo, coordenador da Engenharia Industrial.