Código de Ética

Código de Ética

A atuação da Brasal é pautada por princípios que sustentam uma cultura organizacional dirigida à valorização das pessoas, ao estrito cumprimento de normas e regulamentos e à permanente vocação para o desenvolvimento. Para auxiliar a implementação desses princípios, desde 2004, o Código de Ética Brasal, é disseminado entre todos os colaboradores nos segmentos e publicamente divulgado no Portal Corporativo.

O Código de Conduta e Ética é a carta maior que deve ser seguida e praticada por todas as partes dos negócios, assim todos os colaboradores são impactados e orientados quanto aos principais direcionadores empresariais e relacionamento com acionistas, demais colaboradores, fornecedores, clientes, comunidade e meio ambiente.

Em Abril de 2016, foi promovida a nona atualização do Código pela equipe multidisciplinar de Ética e Conduta, empenhada pelo justo cumprimento das disposições, e sempre disposta a atender as dúvidas do seu público de interesse.

O Código abrange todos os assuntos e temas presentes nas operações e relacionamentos da Brasal com os mais diversos stakeholders. Orientações relacionadas a decisões, negócios, contratos, compras e relações trabalhistas diretas ou indiretas, conflitos de interesses e disclosure, são abordadas. Os questionamentos, dúvidas e relatos de situações e ocorrências de possível violação do Código de Ética e Conduta podem ser feitos por qualquer colaborador, por meio de carta, e-mail, intranet ou pessoalmente aos participantes da equipe multidisciplinar de Ética e Conduta, sendo opcional a identificação.

Anualmente, a Brasal faz avaliações e atualizações das Diretrizes Organizacionais, declaradas na forma de Missão, Visão, Valores e Políticas dos segmentos. Participam desse processo, os acionistas, a direção e os principais gestores para propor eventuais mudanças. Na Brasal Refrigerantes, por exemplo, existe a prática de utilizar as informações oriundas do planejamento estratégico, quando são identificadas as necessidades das partes interessadas, para evidenciar a importância do desenvolvimento responsável dos negócios.

 

CCI - Canal de Comunicação de Irregularidades

O Canal de Comunicação de Irregularidades (CCI) tem como objetivo receber informações que não estejam em conformidade com os princípios e valores do Código de Ética e Conduta da Brasal. Esse instrumento facilitador visa estabelecer e preservar a confiança e a transparência nas relações com todas as partes interessadas.

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