A expressão "acessibilidade", presente em diversas áreas de atividade, tem também na informática um importante significado.
Representa para o nosso usuário não só o direito de acessar a rede de informações, mas também o direito de eliminação de barreiras arquitetônicas, de disponibilidade de comunicação, de acesso físico, de equipamentos e programas adequados, de conteúdo e apresentação da informação em formatos alternativos.
Não é fácil, a princípio, avaliar a importância dessa temática associada à concepção de páginas para a web. Mas os dados W3C (Consórcio para a WEB) e WAI (Iniciativa para a Acessibilidade na Rede) apontam situações e características diversas que o usuário pode apresentar:
Essas diferentes situações e características precisam ser levadas em conta pelos criadores de conteúdo durante a concepção de uma página.
Para ser realmente potencializador da acessibilidade, cada projeto de página deve proporcionar respostas simultâneas a vários grupos de incapacidade ou deficiência e, por extensão, ao universo de usuários da web.
Os autores de páginas em HTML obtêm um maior domínio sobre as páginas criadas, por exemplo, com a utilização e divisão de folhas de estilo para controle de tipos de letra, e eliminação do elemento FONT.
Assim, além de torná-las mais acessíveis a pessoas com problemas de visão, reduzem seu tempo de transferência, em benefício da totalidade dos usuários.
Saiba mais em: http://www.acessobrasil.org.br
Clique aqui e veja as nossas vagas disponíveis e as oportunidades profissionais.
04-02-2013 Hits:108660 Candidatos Super User
Clique aqui e deixe seu currículo para participar do nosso processo seletivo.
04-02-2013 Hits:79886 Candidatos Super User
Conheça os principais marcos da história da Brasal pela nossa linha do tempo.
Saiba mais